Publicado em: sexta-feira, 20/01/2012

Ir ao cinema em Nova York é mais barato que em São Paulo

Para os brasileiros ir assistir a um bom filme num cinema de São Paulo é mais caro que um americano fazer mesma coisa em Nova York. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) comprovou que em média no Brasil se paga R$ 20 por ingresso, enquanto em Nova York o valor fica em R$ 16,28.

Além disso, os ingressos em cidades como Tóquio, Londres e Paris também são mais baratos que no Brasil. O único lugar onde o preço da entrada para o cinema é mais caro é na capital da África do Sul, Joanesburgo.

Segundo o estudo, o Brasil o preço do ingresso equivale a 3,28% do salário mínimo, enquanto na França é 1,43%. Porém vale ressaltar que apesar dos presos caros, as salas de cinema no Brasil estão com um bom nível de qualidade. Itens como segurança e higiene atendem as expectativas.

Ainda é importante salientar que 40% dos brasileiros recebem salário mínimo por mês, o que dificulta o acesso à cultura e ir ao cinema passa a ser um programa caro demais para as pessoas das classes C e D.