Publicado em: quinta-feira, 24/11/2011

IPVA – No MT Governo confirma imposto mais barato para 2012

No Mato Grosso, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estará mais barato em 2012. A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) após uma análise das informações que foram fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe).

No Mato Grossa, este já o terceiro ano seguido de redução do IPVA. Neste ano, a queda média foi de 9% e em 2010, 12%. “É necessário deixar claro que a redução apresentada é uma média. Na hora de calcular o imposto cada carro tem seu cálculo feito de forma individual. Temos modelos onde a queda no imposto é muito maior que os 5%, e em outros, menor. O IPVA é um imposto que reflete o valor venal do veículo”, afirmou o secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Dados para calcular o IPVA, apresentaram a queda para veículos mais potentes, os nacionais acima de mil cilindradas, terão uma queda maior no imposto. A redução será, em média, de 6,6% para veículos com até cinco anos da data de fabricação e 5,3% para os carros entre dez e cinco anos.

Os maiores beneficiados deverão ser os motociclistas. Para motos nacionais, a queda será em média 7,3% para até cinco anos e 6,3% para as de cinco a dez anos de uso. Os veículos pesado também terão o imposto reduzido.