sábado, abril 20, 2024
HomeBrasilIPVA ficará mais barato no ano que vem

IPVA ficará mais barato no ano que vem

IPVA ficará mais barato no ano que vemA diminuição do tributo adquirido por ano pelos Estados deverá estar entre 8% e 12%, sem deduzir a inflação, para todos os tipos de veículos.

Na maioria dos casos, a inclinação é resultado da depreciação no mercado. Determinados exemplares de automóveis de passeio existem outra questão; o desconto do IPI motivado pelo governo federal para os novos arrasa também o custo dos utilizados.

O IPVA é uma contribuição arrecadada sobre o preço do bem. De tal modo, quão menor a tarifa de mercado, menor será a taxa a ser paga. Consequentemente, conclui-se que o veículo está valendo mesmo, daí uma cautela antes de sair comemorando.

Avaliando a alta de preços de 2013, ou seja, 6%, a desvalorização real ano que vem poderá atingir o número de 13% a 20%.

A disposição é que os carros utilizados seminovos apresentem as maiores diminuições no preço do imposto a ser liquidado em 2014, a razão para isso é a estimativa de maior depreciação nos anos seguintes a que se sucede a compra, porém quanto maior for o tempo de uso do carro, a porcentagem de desvalorização é menor.

Até o meio do mês de novembro a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo anunciará a classificação com os valores do tributo a ser acertado em 2014.

A Fazenda computa o valor da taxa em tese com a análise anual de custos realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) no segmento automotivo usado.

A Fipe recolhe os preços dos veículos, valor venal em setembro. São examinados boletins particularizados, como os encartes de jornais segmentados entre outros aspectos.

A queda do IPVA ano que vem em São Paulo segue a intenção constatada nos últimos anos. Em 2013, a diminuição média foi de 8,56%%, avaliando todas as categorias de carros, ou seja, os de viagem, 9,89%; para as motocicletas, 5,08%; para os de transporte de cargas ou pessoas, 8,57%; para os ônibus e micro-ônibus, 8,72%; e para os caminhões, 10,55%.

A Fazenda paulista já determinou o calendário de pagamento do tributo para 2014. O pagamento em janeiro em parcela única, terá abatimento de 3%. No mês seguinte, a contribuição também pode ser em cota única, porém sem desconto. Também pode ser dividido em três vezes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias