Publicado em: segunda-feira, 21/11/2011

IPVA deve ficar 3,75% mais barato em 2012

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ter o seu preço reduzido para o próximo ano. A Expectativa é que o IPVA caia 3,75% em 2012 em relação ao aplicado neste ano. A queda tem como principal justificativa o custo dos veículos usados, que ficaram mais baratos em 2011. A avaliação foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe) e publicada na última sexta-feira (18).

A maior queda foi observado doa valores aplicado para a venda de produtos como motores automotivos e similares, que recuaram 5.56%. os automóveis usados também tiveram o seu preço mais baixo, com que da de 3,34$. Para os caminhões, a redução foi de 1,87% e para micro-ônibus de 1,77%.

Porém, as alíquotas do IPVA devem continuar as mesmas. Para os automóveis que utilizam biocombustível ou ainda a gasolina, o preço ;e de 4% sobre o valor mensal. Já para aqueles que usam apenas álcool, diesel, eletricidade ou gás o percentual é de 3%.

Em 2011, o preço do IPVA conseguiu uma queda de 7,2%, influenciada pela nova oferta de veículos baios, especialmente pelas melhores opções de pagamento ao comprador. Este movimento pode ser verificado desde 2008, quando a crise economia mundial fez com que os preços de veículos reduzissem para que as montadoras conseguissem vender. Assim, nos próximos anos, o preço do tributo deve permanecer estável.