Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

iPhone japonês será equipado com alerta sobre terremotos

O sistema operacional desenvolvido pela empresa Apple, o iOS, que será usado para os iPhones japoneses vai contar com um aplicativo específico para os usuários do país oriental. A partir do momento em que os usuários ativarem as configurações do iPhone, eles vão poder receber por meio de mensagens instantâneas informações sobre a possibilidade de terremotos que serão enviadas pelo sistema de alerta. Assim, os donos de iPhones vão poder acompanhar as variações previstas.

Esta versão do sistema operacional da Apple é o iOS 5, já previsto para a nova geração de modelos de iPhones e iPads. Para garantir a funcionalidade desse sistema, o seu funcionamento será planejado a partir do uso de mais de mil sensores sísmicos, os quais já são usados em todos os pontos do país para coletarem informações. Mesmo sem o serviço da Apple, as informações sobre terremotos são coletadas por esses sensores e repassadas via rádio, televisão e mensagem de texto (SMS).

Com relação às mensagens, elas são enviadas em massa pelo governo a partir do cadastro obrigatório realizado para o uso da internet 3G. Porém, como parte da população tem seus iPhones fabricados em países do exterior, nem todos recebem as notificações por mensagens instantâneas.

Para garantir maior funcionalidade com o dispositivo da Apple, o tempo de vida útil da bateria é previsto para que dure mais tempo. Desse modo, os usuários conseguem se manter conectados para receberem as informações em casos de situação de emergência. A vida útil da bateria é programada para durar mais quando o dispositivo é acionado pelo usuário.