Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

iPhone integrado deixa o carro mais tecnológico, e sem tirar as mãos do volante

 iPhone integrado deixa o carro mais tecnológicoA Apple lançou oficialmente nesta segunda-feira (3) uma versão exclusiva do sistema operacional iOS para veículos, chamado de CarPlay. Segundo a companhia, o objetivo é otimizar o uso do iPhone no carro. Ainda sem data definida para ser lançado no mercado, ele deve ser exibido ao público durante o Salão do Automóvel de Genebra, que acontece de 6 a 16 de março, na Suíça.

O sistema será compatível, a princípio, com os iPhones 5, 5S e 5C, mas provavelmente ainda nesta semana seja disponibilizada uma atualização do iOS7, oferecendo suporte ao recurso. Quem utilizar o CarPlay poderá integrar completamente o iPhone ao carro, com comandos ativados por voz ou por uma touch screen no painel do veículo, além da integração por botões no volante e câmbio.

A tela LCD, integrada ao Maps, vai proporcionar ao motorista, ainda, a função de GPS integrado, podendo ser ativado pelo console ou pelo iPhone. Esta integração possibilita informações mais completas e precisas ao condutor do veículo do que as oferecidas pelos GPS comuns, como condições de tráfego e acesso facilitado a listas de endereços disponíveis em e-mails e na lista de contatos do smatphone, por exemplo.

O aplicativo, obviamente, também facilita a função mais básica de um smartphone, que é fazer ligações. E para isso, sequer é preciso tirar as mãos do volante, já que o sistema CarPlay permite acesso completo por comando de voz à agenda, e ainda vai além, permitindo ao motorista ouvir seus e-mails e mensagens de texto. Para completar, caso você queira mandar um SMS, precisa apenas ditar, e o sistema gera a mensagem para qualquer contato gravado no iPhone.

Faça a trilha sonora da viagem

E para quem gosta de música, o CarPlay ainda oferece conectividade completa com aplicativos musicais, como iTunes Radio, Podcasts, Beats Radio, iHeart Radio, Spotify e Stitchera. A seleção musical pode ser feita tanto pelo painel do veículo como pelo comando de voz e botões no volante.

A princípio, todas essas vantagens ainda estão restritas aos carros top de linha das fabricantes Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. Porém, já há outras montadores com contrato fechado com a Apple, e que em breve devem apresentar o CarPlay em seus bólidos. Entre as empresas, estão BMW, Peugeot, Citroen, Chevrolet e Opel, Suzuki, Ford, Toyota, Kia, Land Rover, Nissan, Mitsubishi e Subaru.