Publicado em: quarta-feira, 03/10/2012

iPhone 5 é incluído em processo de Samsung contra a Apple

iPhone 5 é incluído em processo de Samsung contra a AppleNesta terça-feira (2) a empresa sul-coreana Samsung fez uma solicitação para que um tribunal de justiça do estado da Califórnia incluísse o iPhone 5 no processo que move contra a Apple por violação de patentes de seus produtos.

O grupo apontou em um comunicado que a preferia fugir dos tribunais e concorrer apenas dentro do mercado, porém a Apple: “segue tomando agressivas medidas legais que limitam a concorrência no mercado… Não temos outra opção se não tomar as medidas necessárias para proteger nossas inovações e os direitos de propriedade intelectual”.

Esta ação contrária ao celular iPhone 5 foi inserida no processo do início deste ano em que a Samsung abriu contra a Apple. A sul-coreana acusa a norte-americana de infração em oito das patentes que a Samsung tem. Os processos das duas companhias por quebras de patentes foram registrados neste mesmo tribunal da Califórnia, que anulou uma proibição para vendas do tablet Galaxy Tab 10.1 da sul-coreana que tinha sido imposta pelo tribunal, argumentando que não há violação de patente no produto, conforme indicou a Apple.

Até a liberação dos Tablets, as decisões do tribunal tinham sido favoráveis para a Apple. No mês de agosto, a Samsung foi considerada culpada pelo tribunal por violar seis patentes da empresa concorrente, e foi condenada a pagar US$ 1 bilhão de multa para a empresa norte-americana.

As denúncias que a Samsung apresentou não foram consideradas no veredicto do julgamento que durou aproximadamente dois meses. Após a empresa sul-coreana anunciar que iria recorrer da decisão, o tribunal adiou a proibição ou não dos aparelhos da para o mês de dezembro deste ano.