Publicado em: terça-feira, 01/11/2011

IPhone 4S – Siri tem dificuldade para entender sotaques

O novo smartphone da Apple, o iPhone 4S, teve mais uma imperfeição revelada por seus usuários na internet. Dessa vez, um cliente escocês que tentava ativar a assistente pessoal do dispositivo, batizada de Siri, descobriu que a tecnologia não entende os comandos em inglês com sotaque. O escocês publicou a experiência no YouTube, site que permite a publicação de vídeos, e é possível perceber que ela não processa a informação.

O vídeo em questão mostra o dono do iPhone 4S pedindo ao seu assistente pessoal que crie um lembrete (em inglês, “a reminder”). A resposta a este pedido vem como “eu não entendi o que você quis dizer”. Outro caso é o de outro escocês que pergunta quantas milhas têm em 10 km. Dessa vez, o Siri respondeu que “eu não vejo nenhum e-mail de ontem”. O novo modelo do dispositivo da Apple chegou aos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

Porém, o assistente pessoal foi desenvolvido somente em inglês, francês e alemão. Mesmo em inglês, o Siri pode falar com o sotaque americano, britânico ou australiano. No caso do Japão, por exemplo, quem comprar o iPhone 4S precisa usar o Siri em inglês. Outro vídeo no YouTube mostra um japonês com forte sotaque fazendo uma pergunta ao Siri. O assistente também não conseguiu entender.

De acordo com a Apple, quanto mais o usuário usar o Siri, mais ele irá entender o seu dono. “Ele faz isso por meio da aprendizagem do sotaque e outras características da voz da pessoa. O Siri usa algoritmos de reconhecimento de voz para categorizar o usuário em um dos dialetos ou sotaques que ele entende,” explica a empresa.