Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Inventor do controle remoto falece nos EUA

Eugene Polley inventou algo muito útil para todos aqueles que não gostam – e tem preguiça – de irem até a televisão para mudar de canal ou aumentar o volume. Polley, o inventor do controle remoto, faleceu em Illinois, nos Estados Unidos, aos 96 anos. A informação foi divulgada pela empresa Zenith nesta terça-feira (22).

A empresa, na qual o inventou trabalhava, afirmou que Polley morreu devido a causas naturais em Downers Grove, no estado de Illinois. Ele trabalhou durante 47 anos como engenheiro e inovou no ramo das tecnologias de televisão e rádio, além de trabalhar no que foi o precursor do que conhecemos hoje como DVD. Junto com Robert Adler, Polley recebeu, em 1997, o prêmio Emmy por ser o “pioneiro” na criação do controle remoto.

Flash Matic

Em 1955, Eugene Polley criou o “Flash Matic”. Este aparelho usava os impulses da luz e sensores dos televisores para que os canais fossem mudados conforme a escolha do telespectador. Além disso, o dispositivo inventado por Polley também apagava a tela e “cortava” os anúncios, como alguns diziam na época.

O controle remoto primitivo desenvolvido por Polley foi o principal motivo pelo sedentarismo dos telespectadores e também das brigas de família, que existem até hoje para ver quem vai irá “administrar” o controle remoto da TV. Mais tarde, o controle criado por Polley foi substituído, gradativamente, por aparelhos que usavam ondas infravermelhas.