Publicado em: quarta-feira, 22/05/2013

Invenção de uma jovem recarrega baterias de celulares em instantes

Invenção de uma jovem recarrega baterias de celulares em instantesA inventora desta tecnologia é Eesha Khare com apenas 18 anos de idade! Ela criou um supercapacitor, que faz com que as baterias de celulares consigam ser carregadas completamente em apenas alguns segundos. A inteligência e capacidade criativa da jovem inventora já lhe rendeu 50 mil dólares, até agora.

Ela usou para o invento um eletrodo de nanobastões, ou seja, o supercapacitor utiliza-se da nanotecnologia, o que permite que ele consiga armazenar muita energia em bem pouco espaço. Além do invento carregar a bateria hiper rápido, ele ainda descarrega mais lentamente que as baterias comuns, as atuais.

O protótipo e suas muitas qualidades

Khare demonstrou ao público a capacidade de sua invenção com seu protótipo que foi carregado por completo em energia em apenas 30 segundos. O equipamento é capaz de lidar com cerca de 10 mil ciclos de recarga em sua vida útil. Isso significa, dez vezes a mais de durabilidade que as baterias atuais.

Não existem fluidos dentro deste carregador de Eesha, portanto, não há risco algum de que sustâncias, que são na maioria dos casos bem tóxicas e poluentes, vazem. E não para aí as incríveis qualidades desta invenção, para os smartphones previstos do futuro, que serão bem flexíveis, já tem o seu carregador pronto. Este supercapacitor além de tudo é flexível.

Até agora o invento foi testado apenas para acender lâmpadas de LEDs e faz esta função perfeitamente. O que os cientistas ao redor desta criação acreditam é que isto é um grande avanço na direção correta. Uma das características mais importantes no avanço tecnológico para smartphones é a duração de suas baterias.

A menina está entre as três pessoas a vencer a Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel. O diferencial entre as outras descobertas é que a criação de Eesha tem potencialidade prática.