Publicado em: sábado, 17/12/2011

Inundações causadas por tempestade tropical deixam cerca de 180 mortos nas Filipinas

Nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a tempestade tropical Washi atingiu o sul das Filipinas e provocou muitas inundações na região. Devido ao desastre, pelo menos 180 pessoas já estão mortas e mais 260 estão desaparecidas. As equipes de resgatem encontraram mais de 90 corpos em Cagayan de Oro, mais 75 em Iligan, dois em Polanco, cinco em Compostela Valley e um em Damitan.

Todos os locais citados estão localizados na ilha de Mindanao. As autoridades das Filipinas creem que o número de pessoas mortas irá crescer com o avanço das operações de resgate. A maioria das pessoas morreu por afogamento, exceto as vítimas da localidade de Compostela Valley. Estas morreram devido aos deslizamentos de terra.

O exército do país está trabalhando com 10 mil homens e mais três helicópteros para resgatar as vítimas em Cagayan de Oro, enquanto outra parte dos soldados faz a mesma atuação em Iligan. Navios da Guarda Costeira, da Marinha e da frota pesqueira orientam para encontrarem as pessoas que foram dadas como desaparecidas.

Milhares de moradores das localidades procuram abrigo em áreas mais altas da ilha. Aproximadamente 20 mil pessoas estão abrigadas em locais oferecidos em Cagayan de Oro. O governo do país decretou estado de calamidade, por enquanto, somente em Iligan. Os ventos e as fortes chuvas permanecem em Mundanao neste sábado.