Publicado em: quinta-feira, 27/09/2012

Internet cresce 16% e atinge 70 milhões de usuários em todo o país

Internet cresce 16% e atinge 70 milhões de usuários em todo o paísO Ibope divulgou na última terça-feira (25), que a internet brasileira cresceu 16% entre agosto de 2011 e 2012, e agora 70,9 milhões de brasileiros têm acesso a rede em seus locais de trabalho e residências.

No país, segundo o instituto, o número total de usuários foi recorde e ultrapassou os 83 milhões, sendo que 67 milhões destes usuários acessaram a internet diretamente de suas casas, um aumento de 17% em relação a agosto de 2011 e 41% ao mesmo mês há 2 anos atrás. Esse número cresce para 83,4 milhões de usuários, se contarmos o acesso em lan-houses, escolas e outros locais.

A quantidade de usuários que utilizam a rede em casa acompanha a mudança para as conexões de banda larga de alta velocidade. No mesmo mês há 2 anos atrás, apenas 17% das pessoas com acesso domiciliar utilizavam conexões com velocidade superior a 2 MB. Em agosto deste ano, cerca de 45% já têm esse tipo de conexão em seus lares.

O Brasil teve um acréscimo de 41% do acesso à internet em casa, segundo dados do Ibope, ele foi o que registrou o maior crescimento se comparado com países como a Itália que obteve 19% de crescimento, França com 10%, Reino Unido 7%, Estados Unidos 6%, Japão 5% e Alemanha com 3% de acréscimo. Também deve se notar que em países como Espanha e Austrália o acesso à rede diminui, sendo de -4% e -6% nos dois países.

Os sites em que os acessos mais cresceram do mês de julho para agosto no Brasil foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celulares. O Ibope ainda divulgou que nos últimos meses aumentaram as visitas a páginas que contém ferramentas para edição de fotos de celular, para que estas sejam publicadas em algumas redes sociais.