Publicado em: quinta-feira, 06/09/2012

Internet 4G atinge 50mbps em teste realizado no interior de São Paulo

Internet 4G atinge 50mbps em teste realizado no interior de São PauloA Claro, empresa que detém a implantação da tecnologia de Internet 4G realizou testes em sua rede experimental na quarta-feira (5). A mostra para a imprensa em Campos do Jordão, interior de São Paulo, apresentou a velocidade dos downloads que teve picos de 50 megabits por segundo (Mbps).

Esse resultado apresenta uma velocidade 50 vezes maior que a disponível nos planos de Internet 3G que, podem atingir 1Mbps.

A empresa revela ainda que em alguns momentos a velocidade da internet pode chegar a 80 Mbps. Mas na demonstração de quarta-feira, a velocidade média ficou na casa dos 38 Mbps. Velocidade suficiente para executar quatro vídeos do Youtube em alta definição, simultaneamente. Na exibição, em poucos minutos depois de iniciar os vídeos, todos os quatro já estavam carregados.

Os testes da internet com velocidade ultrarrápida estão sendo realizados pela Claro em cidades de três estados: Brasília, no Distrito Federal; Búzios e Paraty, no Rio de Janeiro e; Campos do Jordão em São Paulo.

A venda de aparelhos com a internet 4G estarão disponíveis a partir de outubro. O primeiro aparelho a contar com o serviço será o Motorola Razr HD. Já os planos com serviços de 4G só começam funcionar em 2013. Isso porque a data oficial para o lançamento da tecnologia é abril do ano que vem, data que foi estipulada pelo Governo Federal para que a Claro implantasse a tecnologia nas cidades-sede.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno disse que a venda de aparelhos com 4G inicia antes para que os usuários conheçam como funciona o serviço. Além disso, as lojas da operadora dessas cidades selecionadas estarão apresentando a 4G aos clientes. Os locais dos testes realizados pela Claro não foram escolhidos aleatoriamente. A seleção se deu por questões topográficas e por se tratarem de pontos turísticos.

Essas freqüências usadas pela Claro para a internet 4G são experimentais. A comercialização do serviço só é possível depois que a Anatel autorize a venda.

QUE DIFERENÇA TEM?

A Internet 4G tem padrões de conexão com alta velocidade. A quarta geração de telefonia móvel que vai funcionar no Brasil segue os padrões europeus. Ambas usam a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que permite que internet móvel chegue a uma velocidade próxima dos 100 Mbps.

O Brasil deve contar com a internet 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações. Para isso, as operadoras terão até abril de 2013 para implantar o serviço.