Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Interessados no Fies podem fazer suas inscrições a qualquer tempo

Os estudantes que tem intenção de obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2012 podem realizar a inscrição em qualquer momento, pela internet. As inscrições ficam abertas ininterruptamente, ao longo de todo o ano. Os que já foram atendidos pelo fundo, devem ficar atentos e providenciar a renovação semestral dos contratos. Isso só poderá ser feito até o dia 31 de março.

Os contratos do Fundo de Financiamento são renovados semestralmente, através de um aditivo ao documento original de financiamento. Na renovação simplificada, onde acontece a atualização apenas dos dados pessoas e do valor da semestralidade, sem alteração no valor total do contrato, é preciso apenas validar o pedido feito pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA), além de comparecer à instituição de ensino na qual estiver matriculado.

Alterações no contrato

Quando existem alterações mais sérias ao contrato, como por exemplo, a troca ou alteração na renda do fiador ou alteração no valor total do contrato, a renovação é considerada “não simplificada. Neste caso, após a validação do pedido de renovação, o estudante precisa ainda comparecer à CPSA para assinar e retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que precisa ser levado ao bando para formalização.

As novas inscrições e renovações precisam ser feitas na página da internet do Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Lá estão disponíveis todas as informações sobre os benefícios do Fundo.

O Fies foi criado em 1999 no Governo de Fernando Henrique Cardoso. O Fundo é um programa destinado a financiar total ou parcialmente a graduação na educação superior, para alunos que não possuem condições de arcar com o total das mensalidades. Para se candidatar ao Fies os alunos precisam estar regularmente matriculados em instituições gratuitas, além de cadastradas no programa, com avaliação positiva nos processos do MEC.