Publicado em: segunda-feira, 17/10/2011

Instituto faz campanha para alertar sobre câncer bucal

Começou nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, a segunda fase da Campanha Nacional Contra o Câncer de Boca. A campanha é feita no Rio de Janeiro e tem coordenação do Instituto Conexão Saúde. O evento intera o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da saúde, e tem como objetivo alertar as pessoas sobre a doença.

De acordo com o Instituto Conexão Saúde, esta doença pode ser curada totalmente se for diagnosticada com antecedência. Porém, se a pessoa não tomar os devidos cuidados, pode se afastar do convívio social ou, o que é pior, correr sérios riscos de morte. O evento então procura que as pessoas façam o autoexame de boca com a finalidade de prevenir o câncer e reduzir as estatísticas.

Segundo Rodolfo Candia Alba Junior, Presidente do Instituto Conexão Saúde, é o cirurgião dentista que dará o diagnóstico e encaminhará a pessoa para um tratamento. Ele avaliará as condições de saúde da boca do paciente e, se for necessário, irá indicá-lo para um tratamento que lhe permite ter uma vida novamente saudável. A campanha ensina as pessoas a realizarem o autoexame e as oriente para os sinais da doença, como surgimento de manchas.

Muitos artistas integram a campanha, como Regina Duarte, Marco Nanini, Angélica, André Marques, Sérgio Reis, Chitãozinho & Xororó, Maria Fernanda Cândido, Ivete Sangalo, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Daniel, Dalton Vigh, Toquinho, Giovanna Antonelli, Ronnie Von, Amaury Junior, Romário, Almir Satter, Ione Borges, Doutores do Riso e vários outros. A madrinha da campanha é a modelo Caroline Bittencourt.