Publicado em: segunda-feira, 03/10/2011

Instabilidade no mercado financeiro deve continuar nesta semana

O mercado econômico deve continuar a apresentar uma grande volatilidade nesta primeira semana de agosto. Durante os dias, os investidores devem acompanhar ampliação do Fundo de Estabilidade Financeira Europeu. Na agenda ainda constam a nova decisão sobre o futuro dos juros na zona do euro e os índices do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Neste domingo (2), a Grécia administrou que não deve atingir as metas que foram determinadas a partir do plano de resgate da União Europeias e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para este ano e o próximo. Porém, o pais deve receber o novo pacote de ajuda do Fundo de estabilidade, que teve a aprovação de todos os membros que compõe a UE.

Na semana passada, os investidores passaram por uma semana muito instável, influenciados pelo novo agravamento da crise na Europa. Dessa forma, todas as bolsas encerraram setembro com desempenhos péssimos.

O principal índices de ações no continente europeu, o Eurofirst, caiu com forte queda na sexta-feira (3) e teve o pior desempenho no trimestre desde a crise de 2008. Nos Estados Unidos, o Dow Jones perdeu 12% no mesmo período, enquanto o Ibovespa recuou 16,15%.