Publicado em: segunda-feira, 29/08/2011

INSS envia cartas a quem teve o benefício revisto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a partir desta segunda-feira (29) a enviar as cartas para informar os aposentados e pensionistas que tem o direito de receber a revisão que faz referencia ao aumento do teto. Devem receber as correspondências mais de 126 mil segurados.

Ainda de acordo com informações do INSS, 107.352 pessoas devem receber o beneficio já corrigido na folha de pagamento do mês de agosto. Outros 11 mil ainda estão sendo analisados para verificar se há o direito de receber o beneficio. Os demais beneficiados devem começar a receber o valor retrativo, já que o benefício foi cessado.

O Ministério da Previdência deve sofrer um impacto de R$ 18,8 bilhões a cada mês, o aumento médio em cada benefício será de R$ 11.586. Além do valor a ser acrescido na aposentadoria ou pensão, na carta também irá conter os valores dos antigos benefícios que já foram atualizados acrescidos do reajuste da revisão. Será informado ainda o atraso aos beneficiários, que devem receber da Previdência cinco anos de atraso.

Tem direito de receber os valores relativos à revisão do teto aqueles que foram de 5 de abril de 1991 até 31 de dezembro de 2003, pois nesta época o aumento foi limitado. Estes pagamentos atendem a uma medida que foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os benefícios que são anteriores e posteriores a esta dada não tem direito a revisão do teto. Ficam fora também aqueles que não tiveram o teto do salário limitado no período.