sábado, abril 27, 2024
HomeEducaçãoInscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática iniciam no país

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática iniciam no país

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática iniciam no paísComeçam nesta segunda-feira (18), as inscrições para alunos de escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013. Este período vai até o dia 5 de abril e está previsto que cerca de 20 milhões de alunos do país inteiro participem desta competição.

O objetivo da olimpíada é que seja estimulada a revelação de alunos que tenham aptidão para matemática. Qualquer escola pública vai poder realizar a inscrição de alunos nos três níveis. O nível 1 é de alunos que estão na 6º ou 7º anos do ensino fundamental, o nível 2 para alunos do 8º e 9º anos e o nível 3 para estudantes do 1º até o 3º ano do ensino médio.

As provas na primeira fase desta competição vão ser aplicadas em 4 de junho, o horário vai ser definido na própria escola. Os alunos que tiverem o melhor desempenho vão ser classificados à segunda fase, que vai ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 14h30, no horário de Brasília, e os locais ainda vão ser definidos.

Na edição de 2013, vão ser lançados clubes de matemática para que o estudo desta disciplina possa vir a ser disseminado em todo o país e seja incentivado o desenvolvimento do intelecto dos alunos. Desde o dia 15 de fevereiro, alunos do país podem formar seus Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los através do blog do Obmep.

A divulgação de quais são vencedores desta olimpíada vai ser realizada em 29 de novembro. No total 6 mil alunos vão ser premiados recebendo medalhas, dentre elas são 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Fora isso, 46.200 estudantes vão ganhar menções honrosas. Os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa para Iniciação Científica da Obmep no ano que vem.

Esta olimpíada trata-se de um projeto realizado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ocorre desde o ano de 2005. Ela é promovida através dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, junto da Sociedade Brasileira de Matemática. Em 2012, houve a participação de mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas brasileiras.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias