Publicado em: terça-feira, 04/06/2013

Inscrições do Sisu começam neste mês

Inscrições do Sisu 2013Em 2013, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está na sua segunda edição disponibilizará no total de 39.724 vagas que serão ofertadas em 1.179 cursos de exatas 54 universidades. Os números foram anunciados pelo Ministério da Educação, na segunda-feira, dia 3. Até o mês de maio havia aproximadamente dez mil vagas disponíveis para matrícula nas instituições federais.

Os alunos interessados em se inscrever no Sisu devem fazê-lo através do site http://sisu.mec.gov.br. O prazo para as inscrições termina no dia 14 de junho.

Só podem concorrer a uma vaga nas faculdades públicas quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não ter zerado na prova de redação.

Os alunos deverão optar por até duas opções para as vagas, de acordo com sua posição de preferência. Mas, o candidato pode mudar estas escolhas antes que termine o período de inscrições.

O edital, no entanto, não mostra a quantia de vagas que ficam disponíveis para a seleção. Ao todo, o processo de seleção contará com duas chamadas: a primeira será no dia 17 de junho, seguida pelo prazo de matricula que será nos dias 21, 24 e 25 de junho. Depois deste prazo, haverá a segunda chamada, prevista para o dia 1° de julho. Assim, os alunos convocados na segunda chamada deverão efetuar a matrícula entre os dias 5, 8 e 9 de julho.

A lista de espera abrirá as inscrições entre 1° e 12 de julho, também pelo site do Sisu. Mas, neste caso, o candidato só pode se inscrever na lista de espera para o curso que escolheu como primeira opção. O aluno que for chamado para as aulas escolhidas como primeira opção nas primeira e segunda chamadas não poderá se inscrever na listagem de espera. As vagas serão preenchidas de acordo com os critérios pré-estipulados por cada faculdade.

A faculdade que oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.090 vagas; seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.353 vagas; pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 8.191 vagas. Em quarto lugar aparece a Universidade de Brasília (UnB), com 8.024. O número de vagas foi apontado pelo Censo da Educação Superior realizado em 2011.