Publicado em: segunda-feira, 10/06/2013

Inscrições do Sisu 2013 já estão abertas

Inscrições do Sisu 2013Iniciaram nesta segunda-feira, dia 10, as inscrições para a 2ª edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo para o candidato se inscrever vai só até sexta-feira (14), exclusivamente pelo site do Sisu. Todos os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e que não tiveram nota zero na prova de redação poderão participar.

Através do Sisu, o aluno pode disputar vagas em cursos de graduação de institutos federais de ensino superior e universidades. Nesta segunda edição estão sendo ofertadas 39.724 vagas, divididas e 1.179 cursos de um total de 54 instituições.

A primeira chamada do Sisu acontece no dia 17 de junho e a segunda está prevista para o dia 1° de julho. Já as matrículas para quem fizer parte da primeira chamada acontece nos 21, 24 e 25 de junho e os alunos convocados na segunda chamada devem fazer as matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

No portal do Sisu está disponível quais são as etapas para a inscrição, de forma a orientar os alunos. Para se candidatar, é preciso que o estudante tenha em mãos a senha e o número de inscrição utilizados no Enem em 2012. Então, é necessário confirmar as informações pessoais, já que é por estes dados que o Sis realiza o contato com o estudante.

Depois, o aluno deve escolher no máximo dois entre todos os cursos ofertados. No portal haverá um sistema de busca que mostrará mais detalhes de cada opção que está disponível. Então, o candidato precisa clicar no curso para poder ver a quantidade de vagas e todas as modalidades que são oferecidas. É fundamental prestar muita atenção ainda a toda documentação exigida por cada uma das instituições no ato da matrícula. Depois de confirmada a inscrição, será possível mudar as opções selecionadas somente até sexta-feira.

Entre os dias 11 e 14 de junho serão divulgadas as notas de corte para os cursos e a classificação parcial que cada candidato conseguiu. Assim, o candidato pode acompanhar os dados e a chance de ser aprovado no curso escolhido ao longo da semana e, se preferir, mudar sua escolha até a sexta-feira.