quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEconomiaInflação prevista pode gerar desemprego, segundo analistas

Inflação prevista pode gerar desemprego, segundo analistas

Inflação prevista pode gerar desemprego, segundo analistasO mercado financeiro não está nada satisfeito com relação à inflação e crescimento da economia do ano passado, segundo divulgação dos números pelo Banco Central na segunda (06/01/14). A pesquisa foi efetuada com mais de 100 instituições financeiras na semana passada e a estimativa dos economistas dos bancos para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2013 subiu de 5,73% para 5,74%.

Já para este ano a expectativa dos analistas recuou de 5,98% para 5,97% de acordo com o levantamento da autoridade monetária. E ainda, para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2013, foi de 2,3% para 1,95%. E a previsão para crescimento deste ano é em torno de metade do estimado no orçamento, de apenas 3,8%. Dessa forma o Banco Central terá que manejar bem os juros para atingir as metas preestabelecidas.

A expectativa não é nada animadora, pois não há perspectiva de retomada no consumo pelas famílias brasileiras depois da desaceleração no início de 2013. Sendo assim o varejo terá um crescimento abaixo da média dos últimos anos.

Uma avaliação do Banco Central divulgada em 20/12/13 mostrou que, “A atividade tende a retomar trajetória de expansão, favorecida, entre outros, pelas perspectivas de maior dinamismo da economia global e, no âmbito interno, por uma absorção que tende a continuar a ser positivamente influenciada pela evolução benigna do mercado de trabalho e pelos efeitos dos programas de concessão de serviços públicos”. Ainda informou que sua previsão para o crescimento do PIB nos próximos meses, até Setembro de 2014 é de 2,3%, mas não divulgou sua estimativa para o crescimento em todo este ano.

Dessa forma a tendência é que o desemprego volte a aterrorizar os brasileiros este ano. As pessoas estarão procurando um segundo emprego para completar o orçamento familiar, mas ao mesmo tempo a oferta de vagas será menor.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias