Publicado em: segunda-feira, 15/07/2013

Inep publicou edital do Revalida para alunos do Brasil

Inep publicou edital do Revalida para alunos do BrasilHoje, segunda-feira, dia 15 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial o edital que explica o pré-teste e a aplicação do Revalida, um exame que faz a revalidação para os diplomas em medicina para profissionais estrangeiros, que agora será aplicado em estudantes brasileiros.

Este exame acontecerá no 25 de agosto deste ano de acordo com as informações cedidas pelo Inep, esta amostra que envolverá os estudantes brasileiros como reunirá 32 cursos e 3.745 daqueles que concluíram a faculdade de medicina, espalhados em regiões de todo o país.

Dentro deste total, 17 dos cursos são provenientes de instituições de graduação privada e os outros 15 públicas. Futuramente serão divulgados os nomes destas instituições de ensino superior, segundo o Inep.

No edital diz que os estudantes que farão este exame são para uma amostra que foi decidida e elaborada entre o Inep, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e algumas das instituições que neste ano usaram de um pré-teste como ferramenta para avaliar os processos que oferecem a revalidação dos diplomas de profissionais médicos. A participação deste estudo pelas instituições se deu de forma espontânea, segundo declara o Inep.

A finalidade é exclusivamente é fazer um teste nos profissionais recém-formados brasileiros a esta prova aplicada, a Revalida, que se destinava exclusivamente àqueles que vieram do exterior.

O índice de reprovação deste exame Revalida tem sido muito alto então o intuito do governo brasileiro é analisar entre os estudantes do Brasil as suas habilidades e também competências adquiridas com a aprendizagem nacional.

No ano passado, foram 884 profissionais provenientes de diferentes partes do planeta que concorreram ao Revalida, somente 77 obtiveram a aprovação, o que representa uma população inferior a 9% do total.