Publicado em: sexta-feira, 19/08/2011

Inep muda forma de avaliação de escolas no Enem

O Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) infirmou nesta quinta-feira (18) informou que está modificando o seu modelo de avaliação das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A presidente do órgão, Malvina Tuttman, explicou que as notas do último exame serão avaliadas a partir do número de estudantes inscritos.

Este formato foi tomado para que o Inep consiga “camuflar” as notas das escolas quando avaliadas por desempenho em piores e melhores escolas no exame. O que foi observado nas ultimas edições é que algumas escolas faziam a seleção dos seus melhores estudantes para participar do Exame, e assim, conseguir que a escola tenha uma boa posição nas listas.

“Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação (Fernando Haddad), Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem”, explicou Malvina.

Durante o anuncio, a presente não disse como será feita a nova divulgação das notas por escolas do exame. O Inep espera anunciar os resultados no final do mês de setembro. “Queremos que cada escola tenha acesso à sua nota e saiba qual foi o seu perfil no exame. O Enem não foi criado para a formação de ranking e não deve ser usado como propaganda”, afirmou.