Publicado em: sábado, 03/09/2011

Inep lança avaliação especial para municípios com poucos alunos

O Instituto Nacional de estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou que está lançando uma nova forma para avaliar todos os municípios que possuem baixo índice de alunos matriculados. Dessa forma, estas cidades poderão ser avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com a nova categoria, a expetativa do Ministério da Educação é que mais de 330 municípios poderão participar da avaliação. Segundo o MEC, grande parte destas municípios estão no interior de Minas Gerais, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os municípios apresentam população pequena e também baixo numero de alunos matriculados.

O Inep irá então avaliar as redes de forma municipal. A avaliação tradicional é feita por escola. Para participar da avaliação tradicional, os municípios devem possui uma escola com pelo menos 20 estudantes na 4ª série ou 8ª sério do Ensino Fundamental.

“Hoje, se o município não tem pelo menos uma escola com 20 alunos ele acaba não tendo Ideb. A falta do Ideb nestes locais gerou uma série de reclamações. Eles querem ter o Ideb e nós do Inep fizemos este ajuste”, informou a a coordenadora de Controle de Qualidade e Indicadores da Educação Básica da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, Carla Castro

Com a nova avaliação, os municípios terão uma nova ferramenta para conhecer como está a qualidade de ensino e o aproveitamento das crianças matriculadas. Com os índices, é possível obter recursos para a área e ainda desenvolver programas específicos para a localizada.