sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoInep anuncia regras para aplicadores

Inep anuncia regras para aplicadores

Inep anuncia regras para aplicadoresHoje, dia 4 de julho, foram anunciados no ‘Diário Oficial da União’, a portaria onde estão os critérios para realização de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento para os postos de aplicadores para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Os dados são definições realizadas através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O certificado é o documento exclusivo e único no Brasil em proficiência em português como uma língua estrangeira que pode ser reconhecido como oficial e ser aceitos por instituições de ensino e também empresas.

Existem 22 postos para a aplicação destas provas no país e 47 postos no exterior. Em 2012 6.661 certificações foram concedidas para diferentes níveis de certificação.

Sobre as aplicações

Os postos aplicadores destes exames podem ser instituições de ensino superior no país e fora deme, podem ser também postos de representações diplomáticas e locais com missões consulares, centros ou institutos culturais brasileiros ou estrangeiros além de instituições consideradas como congêneres que tenham o interesse em promover a difusão da língua portuguesa.

Os postos que se interessarem devem procurar o Inep e enviar pedido através de ofício ou também via internet, escritos em língua portuguesa somados aos documentos que constam nas informações do portal do Inep.

O Inep depois de receber a soicitacao tem até 30 dias úteis para resposta, e se aceito, o credenciamento deste posto valerá por um período de cinco anos, podendo passar por renovação a cada período igual.

O que precisa o posto?

Um posto aplicador para ser do Celpe-Bras precisa de uma sala para a coordenação, salas de aula e banheiros.

Quanto a equipamentos, necessita de computadores apenas para utilização de cunho administrativo e internet, assim como impressora e copiadora.

Para aulas são necessários disponibilizar computadores que tenham software com capacidade de reproduzir vídeos, ter equipamento para Datashow e tela além de sistema de som, gravador digital.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias