Publicado em: sexta-feira, 30/09/2011

Índice de reajuste de contratos de aluguel cresceu em setembro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quinta-feira (29) o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O índice que bastante utilizado para realizar os reajustes aplicado aos contratos de aluguel. O valor que era 0,44% maior em agosto foi para 0,65% em setembro.

Nos últimos doses meses avaliados pelo documento, o avançou chega a 7,46%. Desde o começou de 2011 até o mês de setembro, a alta oi de 4,5%.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA cresceu ,74% neste mês, enquanto em agosto fica na faixa de 0,57%. O crescimento também foi observado no IPA Agrícola, que era de 1,47% em agosto passado para 1,57% em setembro. O IPA Industrial foi de 0,25% pata 0,45%.

Os maiores índices de crescimento de preços no mercado de varejos foram os do aluguel residência, leite longa vida, limão, tarifa de água e esgota e do açúcar refinado. Já o Índice Nacional de Construção (INCC) recuou, de 0,16% para 0,14%.

O IGP-M faz parte das avaliações do índice Geral de Preços e tem como objetivo observar a inflação dos preços desde as matérias primas da forma agrícola ate os serviço e bens finais.