Publicado em: quinta-feira, 15/03/2012

Indiano consegue reencontrar a família com ajuda do Google Earth

Quando tinha apenas cinco anos de idade, Sanroo Brierly e seu irmão pegaram um trem para voltarem para casa depois de um dia todo pedindo esmolas nas ruas da Índia. Porém, os meninos pegaram no sono e acordaram horas depois, quando o trem já estava do outro lado do país. Depois de 25 anos, Brierly finalmente conseguiu encontrar o caminho de volta para casa, e tudo isso com a ajuda do serviço Google Earth.

Depois que saíram do trem, Brierly e o irmão passaram mais de um mês tentando reencontrar a família, mas não tiveram sucesso. O rapaz quase morreu afogado no Rio Ganges e também por pouco não foi sequestrado para ser vendido como escravo. Além disso, o irmão que o acompanhava morreu. Bierly foi declarado como uma “criança perdida” e, mais tarde, foi adotado por um casal da Austrália, No novo país, o jovem estudou na Universidade de Canberra e, atualmente, possui uma loja na Tasmânia.

Encontro com a família

Há aproximadamente dez anos, o rapaz começou a ter acesso a internet, e as buscas pela família continuaram, mesmo tendo em sua memória poucas lembranças de casa. Foi no mês passado que ele finalmente conseguiu encontrar sua casa utilizando o Google Earth. O reencontro com a família foi emocionante, mas agora existe a barreira cultural e também de idioma.

Como passou anos sem falar a língua que aprendeu, Brierly lembra pouco de híndi. O indiano disse ao Indian Express que precisa prestar atenção nos movimentos e expressões faciais da família para conseguir entender totalmente o que eles estão querendo dizer a ele. O jovem agora pretende contar a sua história para o mundo através de um filme.