Publicado em: sexta-feira, 07/09/2012

Independência do Brasil é homenageada pelo Google

Independência do BrasilNesta sexta-feira, 7 de setembro, todo o Brasil está em festa. Isso porque hoje comemora-se a Independência do Brasil. O Google, maior site de buscas presente na internet do mundo inteiro resolveu prestar uma homenagem aos brasileiros e colocou um doodle em referência à Independência do Brasil em sua página inicial.

Por conta disso quem acessa a página do Google para fazer uma pesquisa hoje irá encontrar, no lugar da sua tradicional logo, uma imagem que lembra correspondência, com um selo no qual a três pessoas e uma bandeira do Brasil. Um carimbo, com os dizeres ‘República Federativa do Brasil, 7 de setembro de 2012” também está na figura e representa um dos ‘os’ do Google. A marca do site é completada por letras que parecem terem sido desenhadas e pintadas cuidadosamente com um lápis verde.

Independência do Brasil

A Independência do Brasil aconteceu efetivamente no dia 7 de setembro de 1822, mas foi um processo demorado, que foi realizado entre os anos de 1815 e 1822. O principal objetivo desse processo era que o Brasil, que até então era uma colônia de Portugal, se separasse politicamente do país lusitano para que assim o nosso país pudesse formar o seu próprio governo imperial.

É chamado de Grito do Ipiranga, que aconteceu em São Paulo na data que comemoramos até hoje, o momento em que o príncipe regente Dom Pedro de Alcântara de Bragança, que depois se tornou o primeiro imperador brasileiro (Dom Pedro I do Brasil) teria dito a célebre frase “Independência ou Morte”. No entanto, as versões dos fatos acontecidos nesse período são contestadas por várias linhas de pesquisadores.

Comemorações de 7 de setembro

Para comemorar o feito, é comum haver cidades espalhadas por todas as regiões do nosso país que fazem desfiles comemorativos na rua importante do município. Antigamente, este era um evento importante no calendário comemorativo da cidade. No entanto, hoje em dia, essa é mais uma das tradições que vem perdendo força no Brasil. Nas cidades do interior, os desfiles de 7 de setembro, por exemplo, contam com a participação de estudantes de várias idades das escolas do município, dos órgãos oficiais, como polícia, bombeiros, e também por funcionários de empresas de variados ramos. A comemoração normalmente conta com uma fanfarra e os seus integrantes marcham diante do público.

Doodles do Google

Os doodles foram uma maneira com que o Google optou por fazer homenagens para pessoas e datas que foram importantes para a história e o desenvolvimento de um determinado país ou então do mundo todo.

Periodicamente, o Google veicula um novo doodle em sua página, que varia de acordo com as datas comemorativas. Os homenageados na página inicial do Google podem ser pessoas normais, pesquisadores, estudiosos, inventores, esportistas, personalidades ou, no caso de hoje, que remetem a uma data na qual aconteceu um fato muito relevante na história de um país.

A veiculação dos doodles só foi diária pela primeira vez recentemente, na realização dos Jogos

Olímpicos de Londres de 2012. Na ocasião, todo dia um novo doodle ia ao ar na página inicial do Google e lembravam alguma das modalidades esportivas que estavam sendo praticadas neste que é considerado o maior evento esportivo do mundo.

Os doodles podem ser interativos ou não. Quando são interativos, eles permitem que os usuários ‘brinquem’ na página inicial do buscador, jogando, fazendo música ou qualquer outra ação parecida. No entanto, o Google da Independência não é interativo.