Publicado em: segunda-feira, 08/07/2013

Incidente com OVNI em Roswell recebe homenagem com doodle do Google

Incidente com OVNI em RoswellMais uma vez o Google celebra uma data na história modificando o logo na página inicial do motor de buscas, o doodle. A homenagem de hoje é uma forma de recordar os 66 anos do ocorrido Caso do OVNI (objeto voador não identificado) em Roswell, nos Estados Unidos. Tudo aconteceu no dia 8 de julho de 1947, no Novo México, quando ocorreram uma séria de acontecimentos que envolviam uma suspeita captura de destroços, pela Força Aérea dos Estados Unidos, do que seria um disco voador.

O doodle de hoje é animado e consiste em um joguinho interativo para o usuário buscar pelas soluções possíveis. Cada usuário precisa explorar o cenário para reunir objetos que construam novamente a nave espacial do extraterrestre, ajudando o ser a se recuperar de seu acidente e voltar para seu planeta. Clicando no botão play o usuário da página vai poder assistir a simulação da queda da nave do extraterrestre e controlando o alien na recuperação de seu transporte com o uso do mouse.

A história real da descoberta dos destroços da nave espacial dão conta de que o fazendeiro William Mac Brazel, no dia 2 de julho, cavalgava por seu terreno com o filho de oito anos quando deu de frente com destroços de um balão meteorológico. Mas o fazendeiro não deu muita importância, por estar acostumado a encontrar objetos como este. Foi apenas no feriado do dia 4 de julho que ele, juntamente com a esposa e a filha mais velha, recolheram o material caído pela propriedade.

Os jornais locais estavam nesta época oferecendo recompensas de até US$ 3 mil por provas que apontassem a existência de OVNIs. A expressão “discos voadores” surgiu no mês anterior, quando um piloto afirmou ter visto aeronaves realizando movimentos parecidos com discos deslizando sobre o lago. Um dia antes desta data histórica, o fazendeiro informou o xerife do condado, que entrou em contato direto com a base aérea de Roswell. Depois que a notícia começou a se espalhar, o Major Billyard Ray Cyrus e o Capitão Sheridan Cavitt foram enviados para analisar os destroços encontrados.

A data histórica de 8 de julho ficou registrada por ser a data em que o jornal local Roswell Daily Record divulgou uma grande reportagem de cada, destacando que o Grupo de militares que visitou o local estava com posse dos destroços de um OVNI. A manchete do jornal afirmava que a força aérea havia capturado um disco voador em fazenda de Roswell, causando uma grande confusão na cidade. No dia seguinte, o jornal publicou já que não havia motivo para estardalhaço, que as peças não passavam apenas de destroços de um balão meteorológico.