sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSaúdeIncidência de casos de tuberculose diminui no Brasil

Incidência de casos de tuberculose diminui no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (31) um balanço sobre os novos casos de tuberculose no Brasil. De acordo com esses dados, o número de casos da doença no país sofreu uma queda, passando de 51,44 casos em cada grupo de 100 mil habitantes em 1999 para 37,12 casos em 2008.

No total, o Brasil registrou 82.934 novos casos notificados no final da década passada, contra 70.379 no ano passado, segundo as informações fornecidas pelo Ministério. A taxa de mortalidade também caiu de 3,62 a cada 100 mil habitantes para 2,38.

Este balanço também mostra o aumento na cobertura do tratamento supervisionado, ou seja, no acompanhamento do paciente durante os seis meses em que ele necessita tomar os medicamentos contra a doença.

Mesmo com essa diminuição no número de notificações, o Brasil continua entre os países responsáveis por 80% dos casos no mundo ocupando a 18ª posição no ranking mundial de registros da doença.

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch e atinge vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando a pessoa doente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosses constantes, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. As populações mais vulneráveis à doença são as indígenas, portadores de HIV, presidiários e moradores de rua.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias