Publicado em: domingo, 27/01/2013

Incêndio em boate em Santa Maria-RS mata pelo menos 248 pessoas

incendio boate santa maria27/01/2013 11:10 – Atualizado em 22:16

Um incêndio que aconteceu na madrugada de sábado, 26 de janeiro, para domingo, 27, em uma boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, matou pelo menos 248 pessoas e fez centenas de outras feridas.

Você estava no local? Mande suas fotos e vídeos para nós publicarmos: contato@gtig.com.br

Segundo as informações apuradas até o momento, o local do incêndio, a boate Kiss, fica no centro de Santa Maria. As chamas teriam começado por volta das 2h30 da madrugada. A previsão das autoridades é que o número de mortos deve aumentar nas próximas horas, já que não foram retirados todos os corpos de dentro do prédio atingido pelo fogo. Houve tumulto na hora que as chamas começaram a se espalhar e a suspeita é que a maioria das mortes tenha ocorrido em decorrência da inalação da fumaça.

A informação oficial repassada pelas autoridades locais no início da manhã era de que 180 pessoas tinham morrido no incêndio. Depois esse número foi revisto e subiu para 245.

Os corpos das vítimas estão sendo levados para um ginásio de esportes de Santa Maria, onde os mortos estão sendo avaliados e serão identificados posteriormente.

Como iniciou o Incêndio na boate em Santa Maria

De acordo com as informações fornecidas por testemunhas, o fogo começou quando o vocalista de uma das bandas que se apresentariam no local naquela noite teria começado um show pirotécnico com um sinalizador. O artefato atingiu o forro da boate, que conta com um isolamento acústico e foi onde deu início às chamas. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Várias equipes foram mobilizadas para o tratamento dos feridos nos hospitais da cidade e as autoridades solicitaram a ajuda de profissionais voluntários, como médicos e enfermeiras, de outras cidades próximas a Santa Maria para que ajudem no resgate e tratamento das vítimas do acidente.

O Coronel Guido Pedroso Melo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, informou que 85 bombeiros chegaram ao local do incêndio e encontraram grandes dificuldades no acesso ao interior da boate, pois havia uma ‘barreira de corpos’ de pessoas que não conseguiram escapar.

Ainda segundo o Coronel, os bombeiros conseguiram resgatar por volta de 150 pessoas com vida de dentro da boate.

Ainda há também relato de jovens que informaram que os seguranças demoraram para abrir as portas e liberar a saída de quem estava no local. Segundo o relato de um jovem, havia uma espécie de corrimão, que antes do início da festa servia para organizar a fila de entrada dos jovens; porém com a saída desesperada dos jovens querendo se salvar, esse corrimão acabou atrapalhando e atrasando muito a saída deles.

Como ajudar as vítimas do incêndio em Santa Maria:

Um centro de informações e de amparo e ajuda aos familiares está instalado na área externa do ginásio Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão onde os corpos foram levados. Neste local quem quiser ajudar pode doar água, máscaras, luvas, álcool gel e papel higiênico.

Doações de sangue também são necessárias. Quem quiser e puder doar deve ir até o Hemocentro Regional de Santa Maria, localizado na Alameda Santiago do Chile, 35, bairro Nossa Senhora das Dores. Vale ressaltar que no dia de hoje, segundo a direção do Hemocentro, o estoque é suficiente, porém ao longo da semana mais doações serão necessárias para manter o bom atendimento as vítimas.

Também é bem vindo o auxílio e trabalho voluntário de médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, neste caso devem se dirigir a um dos hospitais e centros de saúde da cidade.

Últimas Informações:

15:50 – Familiares fazem fila de mais de 500m em frente ao ginásio para identificar os corpos
15:52 – Estudante que se salvou relata: “Cinco ou seis caras derrubaram o segurança e colocaram a porta abaixo”
15:53 – Segundo o coronel Guido Pedroso Melo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, o Alvará de incêndio da boate Kiss estava vencido
16:00 – Para ajudar com doações basta ligar para o telefone: (55) 3220-7200.
16:05 – Presidente Dilma visita vítimas no Hospital de Caridade e vai ao Centro Desportivo Municipal
16:15 – Autoridades atualizam o número de vítimas para 232 pessoas
16:23 – Polícia inicia investigação e procura donos da boate
16:40 – Fogo teria tomado conta da boate em apenas três minutos
17:01 – Segundo o comando dos bombeiros, a maioria das vítimas faleceu por asfixia devido a inalação dos gases do incêndio.
17:20 – “Pirotecnia em locais fechados é proibida no Brasil” disse o coronel do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre Adriano Krukoski.
22:15 – Autoridades atualizam o número de vítimas para 248 pessoas

Continuamos com a cobertura em tempo real aqui no NoticiasBR. Compartilhe no Facebook.

Fotos do Incêndio na boate em Santa Maria

incendio santa maria

incendio santa maria

incendio santa maria

incendio santa maria

incendio santa maria

incendio santa maria

boate em santa maria

Vídeos do Incêndio na boate em Santa Maria

Local do Incêndio em Santa Maria

Confira a visão 3d do local que ocorreu o incêndio, na boate Kiss em Santa Maria:


Exibir mapa ampliado