Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Inadimplência na compra de veículos novos cresceu em maio

Os dados apresentados nesta quarta-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indica que no mês de maio, 3,6% dos clientes atrasaram o pagamento de suas parcelas em um prazo superior a 90 dias. No mês anterior, o número era de 3,2%. A média geral de Inadimplência do mercado brasileiro é de 6,4%.

Segundo a nota divulgada pelo Presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, a Inadimplência sempre preocupa, mas ainda está sobre controle. Ele diz que as medidas de macruprudencia adotadas pelo Governo Federal para desestimular o consumo contribuem para aumentar as vendas de veículos a vista. O total das vendas em 2010 era de 32%, e passam agora para 38%. Já o total de veículos vendidos a prazo passaram de 68% para 62%, registrando queda.

No primeiro semestre desde ano, o Brasil comercializou cerca de 1,43 milhão de veículos, atrás da Índia que vendeu 1,44 milhão e da Alemanha, com o total de 1,46 milhão. Os chineses mantiveram a primeira posição, somando 7,91 milhões de veículos vendidos entre os meses de janeiro e maio de 2011. Os Estados Unidos ficou em segundo lugar, com 5,26 milhões e o Japão, com 1,56 milhão, ficou em terceiro lugar.

A Anfavea prevê para este ano o crescimento de 5% de venda de veículos, com o total de comercialização de 3,6 milhões de unidades. Segundo Belini o país começa a perceber que o fluxo dos negócios está mantendo um ritmo que irá permitir o crescimento nos próximos anos.