Publicado em: segunda-feira, 10/10/2011

Impostos aplicados em brinquedos ultrapassam 70% do valor

Com o Dia das Criança (12 de outubro) se aproximando, é importante ficar atento a quantidade de impostos aplicados em cada tipo de produtos. Os videogames, entre os mais pedidos, tem o seu preço sendo 72,18% apenas em impostos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planeamento Tributário (IBPT).

Segundo o levantamento do IBPT, os país que resolverem dar aos seus filhos um aparelho MP3, como o iPod, produzido pela Apple, irá gastar 49,45% do total do produto em impostos. Outros produtos que também recebem alta tributação sãos os eletrônicos, como aparelhos de DVD, que chegam a 50,39% do preço, e aparelhos celulares, com 39,80% do total.

Os impostos mais cobrados no Brasil são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo o IBPT, os tributos são somados ate o final do processo de produção do item.

Muitos pais se enganam ao escolher presentes mais “simples”, que aparentam ter uma carga tributária mais baixa e são mais baratas. No caso das colas de futebol, 46,49% do predo do produto é imposto, ja para bonecas e carrinhos, o valor chega é de 39,70%. Aqueles que optarem por comprar os presentes na internet, especialmente em sites estrangeiros, ainda devem pagar a cotação da moeda do dia e o imposto sobre compra no exterior aplicada aos cartões de crédito.