sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEconomiaImposto de Renda: prazo para entregar declaração termina na segunda-feira

Imposto de Renda: prazo para entregar declaração termina na segunda-feira

Ao menos 12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de 2012 nos últimos dias do prazo, que encerra na segunda-feira (30). De acordo com as informações de Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, as entregas durante este ano estão na mesma freqüência do que em 2011. No ano passado, a metade das entregas (12 milhões) só foi atingida na última semana do prazo final, que foi em uma sexta, dia 29 de abril.

O prazo em 2012 se encerra às 23h59min59s do dia 30, pelo horário de Brasília, e não terá prorrogação pela Receita Federal. Aqueles contribuintes que querem deixar para os últimos dias precisam estar atentos. Baseando-se no que aconteceu nos últimos anos, ao menos 7 milhões acabam deixando para entregar nos três dias últimos dias do prazo final.

Entretanto, neste ano o último dia de entrega cai em uma segunda-feira, que está entre um domingo e o feriado (Dia do Trabalho). Sendo assim, aqueles que pretendem aproveitar o final de semana prolongado deverá entregar até sexta-feira (27). Em 2011, 3 milhões entregaram somente no último dia.

Adir frisa que os contribuintes evitem enviar a declaração apenas nas últimas horas, já que existe a probabilidade de existir congestionamento na internet. Todos os dias, à 1h e às 5h, o sistema de transmissão sai do ar para que seja realizada uma manutenção. Contudo os programas de preenchimento e de envio são possíveis de serem baixados a qualquer hora do dia. Esse programas estão disponíveis no site da Receita Federal.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias