Publicado em: terça-feira, 01/07/2014

Imagens de expressões faciais é capaz de reconhecer problemas genéticos

Imagens de expressões faciais é capaz de reconhecer problemas genéticosUma pesquisa feita na Grã-Bretanha foi responsável por criar um programa de computador que é capaz de reconhecer expressões e traços faciais, também constata problemas genéticos por meio das estruturas do rosto do paciente. Por conta das funções avançadas do programa, o diagnóstico pode ser dado em algumas horas apenas com uma foto de família.

Criado e desenvolvido por pesquisadores das Universidades de Edimburgo na Escócia e Oxford, o programa avalia fotos convencionais do rosto dos pacientes usando um método de reconhecimento facial, parecido com o que é usado pelo Facebook. Além disso, o programa também pode identificar variações de luz, a qualidade da imagem, o cenário de fundo, postura, expressão facial e identidade. Por meio desses quesitos, o programa detalha a estrutura da face, identificando os olhos, nariz, boca e outros traços, assim como também compara os dados com que já estava registrado por conta de outras fotografias que haviam sido colocadas no sistema. A sequência que foi feita pelos pesquisadores, une as fotos dos pacientes que possuem o mesmo problema.

Qualidade de vida

O programa funciona e vai se adaptando conforme os dados vão se acumulando, com isso, as sugestões para cada foto tem um resultado mais eficaz se ele já analisou fotos de outras pessoas com a mesma síndrome ou doença. No caso de doenças ou síndromes genéticas elas são classificadas como raras, porém, durante uma análise coletiva, de acordo com Universidade de Oxford, elas atingem uma em cada 17 pessoas em todo o mundo.

Em meio a este número de pessoas, um teço pode ter sintomas que minimizam a qualidade de vida, embora, a maioria das pessoas não recebem um diagnóstico genético. Segundo o líder da pesquisa, Christoffer Nellaker, da Unidade de Genética Funcional da Universidade de Oxford, destacou que um diagnóstico de doença rara pode ser um passo muito importante.