Publicado em: sábado, 07/07/2012

Igreja anglicana poderá ter bispos mulheres

A Igreja anglicana poderá colocar um fim na luta travada entre os liberais e tradicionalistas da igreja através de uma votação. A Igreja, que a oficial do Reino Unido, irá votar na próxima segunda-feira (9), sobre ordenar mulheres para ocupar o cargo de bispos, algo que na Igreja Católica não é permitido.

Na última sexta-feira (6), o comitê diretor da Comunhão Anglicana Mundial, Sínodo Geral, votou e concedeu que um debate complexo e profundo sobre o assunto deve ser realizado, além de uma votação. A discussão sobre o tema e a votação será feita nesta segunda-feira, definindo, ou não, o desejo das mulheres em ocupar tal função dentro da Igreja Anglicana.

Abismo

Rowan Williams, arcebispo de Canterbury, mostrou sua posição com relação ao assunto. O chefe espiritual da Comunhão disse para a Igreja Anglicana que com isso “se está olhando para o abismo”. Williams disse também que dar um voto contra esta permissão poderia adiar o debate para o ano de 2015, sendo que o arcebispo é favorável a existência de bispos mulheres.

O chefe espiritual da Comunhão afirmou que grande parte dos integrantes do Sínodo Geral e os membros da Igreja Anglicana desejam que o assunto seja definido de maneira rápida, e que ele quer ver as mulheres atuando como bispos na Inglaterra. Porém, as paróquias tradicionais poderão optar por terem bispos do sexo masculino de acordo com uma emenda.