Publicado em: quinta-feira, 12/04/2012

ICQ cria aplicativo para smatphones

Muito utilizado no final da década de 1990 e no início dos anos 2000, o ICQ foi esquecido pelos internautas, que descobriram diversos outros comunicadores instantâneos e outras formas de manter contato com os amigos na internet. Na tentativa de inovar e voltar ao mercado, o ICQ mudou sua estratégia e lançou aplicativos para dispositivos móveis com iOS e Android.

O aplicativo já existia para Bada e Windows Phone e a nova estratégia da empresa está justamente no público que utiliza a plataforma móvel. De acordo com a publicação do blog especializado em tecnologia The Next Web, a companhia conseguiu sucesso com o ICQ há quatro meses, com seus primeiros esforços na busca por usuários de smartphones.

2 milhões de usuários

Neste período, em que o ICQ foi lançado, o aplicativo obteve dois milhões de usuários ativos. Para conseguir ainda mais usuários, o ICQ procura inovar com ferramentas, funções e recursos novos. Na versão do programa para iOS, disponível em aparelhos da Apple, o aplicativo apresenta avançadas funções, sendo possível até mesmo enviar a localização dos lugares do Google.

O ICQ foi desenvolvido pela israelense Mirabilis, e teve seu lançamento em 1996. Dois anos mais tarde, o programa foi comprado pela AOL, que, em 2010, vendeu o serviço para o Mail.ru Group. O ICQ é disponibilizado em 16 línguas e fez muito sucesso no Brasil em 2000. No entanto, perdeu seu espaço para o comunicador instantâneo MSN.