Publicado em: quinta-feira, 08/09/2011

Ice Cream Sandwich, nova versão do Android, estará disponível até novembro

O presidente do conselho da empresa Google, Eric Schmidt, anunciou que a Ice Cream Sandwich, nova versão do Android, deve ser lançado entre os meses de outubro e novembro deste ano. Ainda de acordo com o blog, Android and me, isso quer dizer que a Google deve liberar o pacote que permite o desenvolvimento (SDK) para os desenvolvedores do aplicativo em um futuro muito próximo. Este sistema pode, ainda, ser lançado com uma nova versão especialmente para os celulares Nexus.

Existem ainda, rumores que dão conta de que um novo smartphone com a marca da Google será lançado até o final de 2011. Este novo aparelho seria um concorrente direto do Iphone 5, e que estaria disputando as compras para as festas de final de ano. Esta nova versão do Android, foi anunciada pela Google em maio deste ano. Ao contrário do que acontecia com as versões anteriores, esta é projetada para rodar tanto em tablets como em smartphones.

Uma das novas qualidades do Ice Cream Sandwich é que essa versão reduziria a fragmentação da plataforma Android, que atualmente está trabalhando com uma versão 2.3 para smartphones e uma versão 3.2 para os tablets. A nova versão poderá se adaptar a potência do hardware do aparelho quanto ao tamanho da tela, melhorando significamente a visualização e a rapidez do aparelho.

Ainda no mês de agosto surgiram na rede algumas possíveis screenshots do sistema rodando em alguns smartphones, que mostravam algumas interfaces tanto do Gingerbread como do Honeycomb, que funciona nos tablets.