Publicado em: sexta-feira, 13/12/2013

Icasa-CE pode pleitear vaga da Portuguesa na Série A do Campeonato Brasileiro

Icasa-CE pode pleitear vaga da Portuguesa na Série A do Campeonato BrasileiroDentro de campo, o Icasa-CE não conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Mas nos tribunais, o time cearense pode pleitear a vaga da Portuguesa, que pode perder quatro pontos devido à escalação irregular do meia Héverton, que estava suspenso no jogo contra o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão, no Canindé. O atleta entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo do confronto.

Se for punida, a Portuguesa perderá quatro pontos, três deles pela escalação irregular do atleta, e outro ponto ganho na partida contra o Grêmio, que terminou com empate sem gols. Assim, a Lusa ficaria dentro da zona de rebaixamento, com 44 pontos, quatro atrás do Fluminense, que dentro de campo, foi rebaixado à Série B.

Além da Lusa, o Flamengo também pode perder quatro pontos, por causa da escalação irregular do lateral esquerdo André Santos, que enfrentou o Cruzeiro no último sábado (7), no Maracanã, e teria de ter cumprido suspensão automática, devido à expulsão na segunda partida da decisão da Copa do Brasil, contra o Atlético Paranaense. Nesse caso, entretanto, o Rubro-Negro cairia para a 16ª posição, com 45 pontos, evitando o rebaixamento.

Dentro do campo, Icasa poderia ter alcançado o acesso na última rodada da Série B

Quinto colocado do Campeonato Brasileiro da Série B com 59 pontos ganhos, o Icasa ficou apenas um ponto atrás do Figueirense, que ficou no G-4 e está garantido na elite do futebol nacional. A perda da vaga havia acontecido na última rodada, com a derrota por 2 a 0 para o Paraná Clube, em Curitiba.

De acordo com a assessoria do Icasa, o clube só entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), se houver um embasamento. Neste momento, o departamento jurídico do time está estudando o caso envolvendo a Portuguesa.