Publicado em: terça-feira, 15/01/2013

Ibope vai ter novo sistema para analisar veiculação de publicidade na internet

Ibope vai ter novo sistema para analisar veiculação de publicidade na internetO Ibope vai lançar durante os próximos meses um sistema para medição da publicidade on-line que pode ser comparada com a métrica que é utilizada na TV.

O processo que é conhecido por Medição de campanhas online (OCR em inglês) teve seu desenvolvimento pela Nielsen nos EUA e vai ser oferecido no Brasil entre uma parceria de duas empresas.

O OCR vai fazer o cruzamento das informações veiculadas no site em que a publicidade está veiculada junto de informações demográficas com base de usuários junto a um parceiro de dados. Nos Estados Unidos há uma parceira junto ao Facebook, mas no Brasil não houve divulgação pelo Ibope sobre qual vai ser a parceira.

Este acordo junto ao parceiro de dados vai permitir que o Ibope expanda a amostragem da audiência na internet dos atuais 25 mil indivíduos para cerca de 60 milhões, com base nos usuários que tiveram registros dos parceiros do Ibope.

A diretora do Ibope Nielsen Online Janette Shigenawa afirma que a internet pode fornecer uma quantidade muito grande de métricas, e o desafio é a maneira como utilizar os dados de uma forma que tenha sentido para os anunciantes. Ela diz que esta iniciativa pode possibilitar que ocorra um acompanhamento da audiência das campanhas publicitárias na web de maneira precisa.

O sistema irá funcionar através de tags (palavras-chave) que vão ser adicionadas nas campanhas. Sempre que uma campanha for veiculada, a tag vai ser acionada, e assim vai permitir que sejam contadas quantas pessoas tiveram impacto por esta campanha.

A tag vai enviar de maneira automática um comando aos parceiros de dados mostrando informações dos usuários que fizeram a visualização dos anúncios. O parceiro de dados vai identificar os usuários com base nos dados que estão cadastrados e fornecerão a idade e sexo dos usuários.

Estes dados podem ser trabalhados pelo Ibope, na forma de representar o universo que a campanha abrangeu. Este sistema surge durante polêmicas sobre a utilização de dados pessoais na web.