Publicado em: terça-feira, 06/09/2011

Ibope nega predominância do Facebook divulgada pela IstoÉ Dinheiro

O instituto de pesquisa Ibope lançou uma nota na segunda-feira (05) negando as informações prestadas pela revista IstoÉ Dinheiro a respeito do aumento de usuários na rede social Facebook, o que garantiria ter superado o Orkut no Brasil. De acordo com o Ibope, o levantamento sobre essa pesquisa ainda não foi concluído, o que inviabiliza chegar a um resultado sobre qual rede social é a mais utilizada no país.

A nota divulgada pelo Ibope explica que “não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro desta semana e desconhece a fonte da reportagem”. Além disso, a empresa defende que “segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players”. A publicação da IstoÉ Dinheiro fez referência aos dados do mês de agosto, os quais o Ibope garante que ainda não foram concluídos e, portanto, não são conclusivos. De acordo com a IstoÉ, o Facebook teria superado o Orkut no mês de agosto com 30 milhões de usuários brasileiros, enquanto Orkut teria 29 milhões.

Caso os números sejam confirmados pelo Ibope, o Facebook vai terminar o reinado do Orkut no Brasil, o qual, até agora, teve duração de sete anos. Outro ponto que faz questionar a veracidade da publicação da IstoÉ é que o próprio Facebook divulgou 15 dias antes da revista que o seu número de usuários brasileiros estava em 25 milhões.

Com isso, a rede social teria que ter ganhado outros cinco milhões em duas semanas. Ao mesmo tempo, Clayton Melo, editor de Tecnologia da IstoÉ Dinheiro, afirmou que “nós temos plena convicção na informação publicada na matéria” e os números vão ser divulgados quando o Ibope divulgar a pesquisa.