Publicado em: terça-feira, 13/09/2011

Ibope mostra aumento no número de pessoas com acesso à internet no Brasil

Estudo realizado pelo instituto de pesquisas Ibope Nielsen Online mostra que o número de pessoas com acesso à internet no Brasil cresceu 5,5 porcento no segundo trimestre de 2011. A comparação para obter essa variável foi feita com o mesmo período do ano passado. Agora, o total de cidadãos com acesso à internet chegou a 77,8 milhões de habitantes. Com relação a 2009, o aumento foi de quase quatro vezes, atingindo 20% de crescimento.

Os resultados da pesquisa mostram que somente no mês de agosto foram identificados 45,4 milhões de internautas ativos, seja usando a internet nas suas residências ou nos locaais de trabalho. O número mostra o aumento de 9,2% em uma medida anual. O tempo gasto na internet também cresceu, sendo que agora o Ibope registrou uma média de 69 horas por internauta. Em 2011, a comparação entre o mês de agosto e o de julho mostra que o mês passado teve 6,4% a mais do que o anterior.

Por estar considerando os acessos tanto das residências quanto dos locais de trabalho, o Ibope verificou qual das duas possibilidades contou com maior número de acessos. De acordo com o resultado, os acessos em domicílios chegaram a 14,4% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado.

As categorias de sites mais visitados durante o mês de agosto foram as de Educação e Carreiras, cujo critério de análise foi pelo maior número de acessos únicos. No total, foram 9,1% dos internautas que garantiram a liderança, que representam 25,8 milhões de usuários.