Publicado em: sábado, 19/04/2014

Ibope divulga queda na aprovação do governo Dilma

Ibope divulga queda na aprovação do governo DilmaO atual governo de Dilma Rousseff foi considerado ótimo ou bom pela população em uma pesquisa elaborada pelo Ibope no mês de dezembro de 2013. Naquela época, 43% dos entrevistados deram notas boas ou máximas ao governo. Mas, as pesquisas revelam que esse índice vem decaindo.

Isso porque no mês de ferreiro a aprovação era de 39%. Já em março, o índice caiu para 36% e na pesquisa mais recente está em 34%. A margem de erro pode variar em dois pontos percentuais tanto para menos quanto para mais.

As pessoas que consideram o atual governo como regular somam também 34%. No mês de dezembro de 2013, o número era de 35%. Já quem considerava o desempenho do governo de ruim a péssimo está em 30%, enquanto que no ano passado era 20%. Quem não quis responder ou não soube, ficou em 2%. O Ibope entrevistou 2002 eleitores entre os dias 10 e 14 de abril de 2014.

Atualmente, o governo está lidando com os escândalos envolvendo a empresa estatal Petrobras. Há denúncias relacionadas ao superfaturamento nas negociações de uma refinaria dos Estados Unidos. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será formada para apurar as acusações.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, é o responsável pela articulação política do governo e diz que não se pode fazer uma boa CPI a quase dois meses do início da oficialização dos candidatos às eleições. Enquanto a oposição quer uma CPI exclusiva da Petrobrás, o governo insiste em incluir outras denúncias em um CPI ampla. O ministro está certo de que qualquer que seja a CPI instaurada, terá objetivo eleitoral.

Berzoini assumiu o ministério há cerca de duas semanas e diz que o pedido de instalar uma CPI para apurar o caso Petrobras mostra que a oposição não se programou bem. Isso porque não haverá utilidade para o Brasil.