Publicado em: sexta-feira, 08/07/2011

Ibope divulga pesquisa que mostra aumento de 23% no acesso à internet

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (07) pelo Ibope Nielsen Online mostra o aumento do número de brasileiros que tem acesso à internet em casa ou no trabalho. De acordo com o estudo realizado, teve um crescimento de 23% quando comparado ao mês de maio do ano passado. Naquele momento, o número era de 37,3 milhões e agora subiu para 45,7 milhões.

O número relativo aos brasileiros que tem internet somente no endereço domiciliar mostra a inclusão de 55,5 milhões cidadãos. Ao mesmo tempo, os critérios usados pelo Ibope consideram que a pessoa que tem internet em casa não é necessariamente a mesma que usa o recurso com frequência e se torna um navegador. Com isso, fica a diferença entre aqueles que sabem fazer seu uso ou que tenham preferência pelos meios de comunicação.

A partir disso, por mais que uma residência com quatro pessoas tenha um computador com conexão à internet, isso não quer dizer que todos sejam usuários da ferramenta. Aqueles que acessam com frequência são chamados de “usuários ativos”. O número dos 45,7 milhões, que é relativo ao aumento de 23%, diz respeito somente aos tais usuários ativos.

Em contrapartida, o número de pessoas em geral que tem acesso à internet, ou seja, todos os moradores da residência com um computador conectado ao serviço em rede, chega a quase 60 milhões de pessoas. Com relação aos indivíduos que procuram estabelecimentos para usar a internet, como lan-houses e escolas, 73,9 milhões estão dentro desse grupo.