sábado, abril 27, 2024
HomeBrasilIBGE vai mudar método de avaliação para a inflação em 2012

IBGE vai mudar método de avaliação para a inflação em 2012

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) informou nesta sexta-feira (7) que a partir do próximo ano, serão feitas atualizados no que diz respeito a estrutura dos dados que são obtidos nas pesquisas de orçamento das famílias brasileiras para a obtenção dos índices da inflação. A informação foi dada pela coordenadora de índices de preço do IBGE, Eulinda Nunes dos Santos.

Segundo a coordenadora, a mudança acontece para melhorar a forma como é feita a apuração dos gastos feitos pelo consumidor. Dessa forma, o IBGE passa a atender todas as recomendações internacionais que o demais institutos de pesquisa utilizam para fazer a avaliação do índice de preço.

“Muitas vezes, mudam-se os valores gastos com determinados itens, embora os artigos comprados sejam os mesmos. Como mais pessoas estão comendo no país, por causa do crescimento da renda, poderíamos ter um aumento do peso dos produtos alimentícios nos índices de preços”, explicou Eulina.

Para Eulinda, como a nova metodologia, o índice de informações podem ser mais denso e permitindo que a população consiga realizar a consulta através de seus computadores pessoas e tecnologia móvel.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias