Publicado em: sexta-feira, 07/06/2013

FIA aponta que Mercedes e Pirelli terão que explicar teste secreto

IA aponta que Mercedes e Pirelli terão que explicar teste secretoA Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou durante esta quarta-feira (5), que a equipe Mercedes vai ser julgada no Tribunal Internacional da entidade devido ao teste secreto que realizou com a Pirelli entre os dias 15 e 17 de maio, em Barcelona na Catalunha. Tanto a equipe alemã, como a fabricante italiana de pneus, terão que apontar justificativas deste episódio. Na ocasião foi usado o carro da Mercedes da temporada atual, o que é proibido pela entidade máxima do esporte e ainda contou com os pilotos titulares, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, que estiveram utilizando capacetes diferentes para parecerem anônimos.

A FIA chegou a admitir que esta atividade que a equipe e a fornecedora de pneus fizeram pode gerara punições, pois esses testes foram realizados com os bólidos que são utilizados na atual temporada, o que não é permitido segundo as regras do novo regulamento da Fórmula 1. Durante o teste, a Mercedes havia garantido que o uso do F1W04 havia sido ratificado pela FIA, o que não ocorreu de fato.

A equipe italiana Ferrari, que também tinha sido questionada por outras equipes devido a testes realizados no circuito de Barcelona nos dias 23 e 24 de abril, não vai ser levada para o Tribunal. A FIA confirma que a sessão ferrarista junto à Pirelli não era ilegal, pois foi utilizado um carro do ano de 2011.

A entidade máxima do esporte a motor também fez a revelação que, durante o período de investigações, foi pedido dados com relação a possíveis testes de todos os times da F1 com equipes que estão na disputa do campeonato. Durante a sexta-feira (7), já no Grande Prêmio do Canadá que ocorre no domingo (9), está prevista para ocorrer uma entrevista coletiva dos diretores da marca italiana que faz pneus para a competição. A equipe Mercedes não chegou a se manifestar sobre esta decisão da FIA e a data da audiência ainda não teve sua data marcada.