Publicado em: segunda-feira, 16/01/2012

Huntsman deixará disputa republicana pela presidência dos EUA

Nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o pré-candidato republicano Jon Huntsman, que está disputando com outros membros do partido a indicação para as eleições presidenciais, irá abandonar a disputa. Um dirigente de sua campanha eleitoral afirmou que ele deixará de participar para apoiar o candidato favorito a indicação, Mitt Romney.

Jon Huntsman nunca conseguiu que sua candidatura emplacasse e ganhasse apoio. Isso porque os republicanos mais conservadores não tinham confiança nele por já ter feito parte do governo do presidente Barack Obama, que é do Partido Democrata. Huntsman trabalhou como embaixador dos Estados Unidos na China.

Uma pessoa próxima ao pré-candidato informou que ele irá anunciar que irá desistir da disputa em Myrtle Beach, no Estado da Carolina do Sul. Nesta localidade irá acontecer a próxima primária do Partido Republicano no sábado. A primária integra o processo para escolher um candidato definitivo que irá participar das eleições presidências contra Barack Obama em novembro.

Mesmo tendo feito uma forte e grandiosa campanha eleitoral, o republicano moderado Jon Huntsman ficou na terceira posição na primária que aconteceu na semana passada no estado de New Hampshire. Uma pesquisa divulgada na semana passada indicou que o pré-candidato obteria somente 4% dos votos no próximo Estado.