Publicado em: segunda-feira, 06/06/2011

Humala é eleito presidente no Peru

Ollanta Humala, político nacionalista, foi declarado presidente eleito do Peru na madrugada da última segunda-feira (6).

Humala derrotou a candidata Keiko Fujimori, no segundo turno, cuja votação ocorreu no domingo. Até segunda-feira cerca de 84% das urnas em todo o país haviam sido apuradas, e o candidato nacionalista recebeu 50,7%.

As urnas restantes para serem apuradas eram de zonas rurais, região onde o apoio a Humala era apontado como bem maior do que o de sua opositora. Logo após o resultado Humala fez um pronunciamento público na principal praça de Lima, capital peruana, onde agradeceu aos seus eleitores e prometeu um governo de representativo.

Humala e Keiko Fujimori disputavam voto a voto a presidência do Peru. Enquanto que o presidente eleito era associado por sua ligação com a esquerda e principalmente com o presidente venezuelano Hugo Chávez, Keiko Fujimori é filha do ex-ditador peruano Alberto Fujimori, extraditado do país por conta de vários crimes cometidos durante seu mandato.

p1