Publicado em: terça-feira, 05/07/2011

Hugo Chávez retorna a Venezuela e garante superar batalha contra câncer

Depois de um mês sem pôs os pés no seu país, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, retorna após ter passado por tratamento médico em Cuba. Apesar de ter completado esse tempo no exterior, foi na semana passada quando anunciou oficialmente que estava viajando por motivos de saúde. Exames de rotina diagnosticaram que o presidente está com câncer e desde então permaneceu em Havana. O anúncio foi feito pela TV estatal.

Uma vez no país, nesta segunda-feira (04), Chávez ainda demorou algumas horas até aparecer na sacada da sua residência, que fica em Caracas, para falar com milhares de pessoas que aguardavam sua presença. Durante seu discurso, o presidente garantiu que vai vencer a batalha contra a doença. Além disso, Chávez disse que o amor do seu povo é o melhor remédio que ele poderia ter para se curar da enfermidade.

No mesmo dia em que Chávez retornou ao seu país, a nação venezuelana deu início às comemorações pelo Bicentenário da Independência da Venezuela. O presidente também comentou que simplesmente por estar de volta ao seu país já significa que ele venceu a a batalha e que agora precisa subir a colina. Mesmo com o desfile do Bicentenário acontecendo hoje, não se espera a presença de Chávez no evento.

As suspeitas quanto ao estado de saúde do presidente começaram no último dia 10, quando vazou a informação de que ele teria passado por um procedimento cirúrgico em Havana para retirar um abcesso na região pélvica. A partir disso surgiram as especulações e se tornou inevitável fazer um pronunciamento para informar seu povo quanto às condições que enfrentava.