Publicado em: terça-feira, 20/12/2011

Hugo Chávez pretende ir a cúpula do Mercosul no Uruguai

De acordo com declarações concedidas a televisão estatal, o presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, deve ir a cúpula do Mercosul que acontece nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai. Esta será a primeira viagem oficial da autoridade venezuelana desde que soube que estava com câncer.

Chavés disse a imprensa estatal que a cúpula é de suma importância e que faz quase um ano que ele não participa dessas reuniões. O presidente afirmou que está em condições de sair, e, por este motivo, vai se reunir na cúpula do Mercosul nesta terça-feira. Um pouco antes deste anúncio, o chanceler do Uruguai, Luis Almagro, informou aos jornalistas que havia recebido a confirmação da presença de Chávez.

A cúpula deverá discutir sobre a adesão da Venezuela no Mercosul, assunto este que já está há muito tempo em pauta nas reuniões do bloco econômico. O presidente venezuelano, com 57 anos, afirma que está totalmente curado depois que se submeteu a uma cirurgia feita em Cuba, em junho.

As viagens internacionais de Chávez estavam limitadas a ir até a ilha comunista para fazer o tratamento, onde realizou várias seções de quimioterapia. No começo deste mês, Chávez havia dito que iria para a Argentina ver a posse de Cristina Fernández de Kirchner. Porém, ele eve de cancelar a viagem após fortes chuvas que atingiram seu país.